Freixo do Meio

Freixo do Meio - logotipo
Tipo de iniciativa: Gestão da Terra e da Natureza
Estado da iniciativa: (em) frutificação
Localização: Herdade do Freixo do Meio, Foros de Vale Figueira, 7050-704
Telefone: (+351) 93 690 93 73
Contacto: Herdade do Freixo do Meio
Contacto alternativo: visitas@herdadedofreixodomeio.com
Promotor: Sociedade Agrícola do Freixo do Meio, S.A.

Domínios de interesse
Agricultura
Pecuária
Bio-Construção
Eco-Tecnologia
Arte
Educação
Saúde
Espiritualidade
Economia alternativa
Partilha de terra ou equipamentos
Ferramentas Sociais
Outro
Público-alvo
Crianças
Adolescentes
Adultos
Idosos
Famílias
Pessoas com deficiência
Crianças com necessidades educativas especiais
Geral
Outro
Fundado em: março de 2001
Disponibilidade para visitas: Sim
Número de membros envolvidos no projecto: 20
Universo de accção: 100 – 500 pessoas
Projecto inserido em espaço: Urbano e Rural
Área (ha): 650
Descrição: A herdade do Freixo do Meio é uma herdade alentejana que gere 650ha de Montado de sobro e azinho, próxima de Montemor-o-Novo, totalmente convertida ao Modo de Produção Biológico, desde 2001.

No cumprimento da sua missão, assente na exigência, na transparência, no conhecimento e na inovação, a herdade do Freixo do Meio elegeu a Agricultura Biológica (Reg. CE 2092/91, modificado) como forma de abordar o desafio de explorar eficientemente o Montado.

Na herdade do Freixo do Meio, são criados ao ar livre, ao ritmo da natureza, porcos pretos de raça alentejana, borregos de raça merino, cabritos de raça serpentina, vacas da raça Barrosã e perus pretos. Todas as raças são autóctones, estando os reprodutores inscritos nos respectivos livros genealógicos. Estes animais são, na sua totalidade, certificados como produtos biológicos sendo desmanchados, transformados e embalados na unidade de transformação de carnes existente na própria herdade do Freixo do Meio.

A Herdade do Freixo do Meio tem desenvolvido uma actividade de promoção da vida no campo, de prática de uma agricultura sustentável, respeitando os recursos naturais e os ciclos da natureza. Alheia à hegemonia do mercado e à maximização dos resultados imediatos, procura uma sustentabilidade económica a par da prática efectiva de políticas sociais e ambientais.

Aposta no conhecimento e na eficiência dos processos, na redução constante e progressiva da sua pegada ecológica através da produção em Modo de Produção Biológico, da diminuição na produção de carne, do recurso a produtos locais ou da diminuição da distribuição. Procura contribuir para uma nova ordem energética baseada na produção local de energia e na independência progressiva do petróleo. A Herdade do Freixo do Meio tenta gerir responsavelmente o ecossistema do Montado respeitando a sua vocação para a multifuncionalidade e complexidade.

Desta forma, além das diferentes espécies animais e de hortícolas (de acordo com a altura do ano mais adequada), a herdade transforma estas matérias primas em carne de diferentes cortes, enchidos e fumados, diferentes preparados, mas também prepara quarta gama de vegetais (sopas e saladas cortadas e pré-lavadas), massa de pimentão, conserva tradicional de azeitonas, azeite, pasta de azeitona, mas também outros produtos como sabão, arroz, cortiça, madeira, lã, presunto de bolota, cereais, leguminosas, farinhas e farelos, banha, ovos, peles de borrego simples ou transformadas, pinhões, cogumelos, frutos silvestres, constituindo no seu conjunto, uma gama de alimentos fundamentados na dieta mediterrânica, que permitem restabelecer o verdadeiro lugar da alimentação como elo entre o homem e a natureza.

Este ecossisstema do Montado permite-nos ainda oferecer uma série de serviços de educação para a sustentabilidade, que incluem a nossa tradicional visita ao Freixo do Meio, mas também passeios pedonais pelo nosso percurso marcado com a sinalética internacional e que também podem ser feitos com bicicleta do próprio, passeios com os burros, formações ou um excelente almoço constituido pelo Cozido tradicional cozinhado em panelas de barro em lume de chão, com os produtos biológicos que se produzem na herdade. Existe a possibilidade de acompanhar mais de perto a nossa actividade através da nossa newsletter “a folha do Freixo”, do facebook e do nosso blog.