Ecoaldeia de Janas

Ecoaldeia de Janas - logotipo
Tipo de iniciativa: Outro
Estado da iniciativa: (em) frutificação
Localização: Rua do Luzio, nº15. Sintra, Janas, 2710-267
Telefone: 967992749
Contacto: Afonso David
Promotor: Associação Dólmen

Domínios de interesse
Agricultura
Pecuária
Bio-Construção
Eco-Tecnologia
Arte
Educação
Saúde
Espiritualidade
Economia alternativa
Partilha de terra ou equipamentos
Ferramentas Sociais
Outro
Público-alvo
Crianças
Adolescentes
Adultos
Idosos
Famílias
Pessoas com deficiência
Crianças com necessidades educativas especiais
Geral
Outro
Fundado em: fevereiro de 2012
Disponibilidade para visitas: Sim
Número de membros envolvidos no projecto: 10
Universo de accção: 500 – 5 pessoas
Projecto inserido em espaço: Rural
Área (ha): 5
Descrição: A Ecoaldeia de Janas é um colectivo de pessoas unidas com o objectivo de construir e viver uma escola de sustentabilidade para todas as gerações. Nos primeiros três anos teve como identidade a Quinta do Luzio que pretendeu ser uma quinta em transição e de inspirar novos estilos de vida, com valores muito ligados à natureza.

Com o tempo e as experiências, e as pessoas que foram colaborando e vivendo fomos desenvolvendo e criando com o caminho uma visão mais abrangente e séria como intervenção social e criação de soluções inovadoras e sustentáveis para novas modos de vivência que a sociedade necessita.

Durante três anos partilhámos saberes em muitas áreas e ofícios: horticultura, gestão sustentável de ecossistemas, carpintaria, construção natural, permacultura, ecologia, apicultura, sidra, nutrição, entre muitos outros.

Neste momento estamos em fase de mudança para o crescer de um projecto cuja identidade é a Ecoaldeia de Janas.

Queremos criar um espaço de encontro para todas as idades, trabalhar a terra e partilhar os excedentes, em todos os sentidos. O maior deles, é a sabedoria da natureza. E com ela vem a recolha e preservação dos saberes e dos ofícios tradicionais.

Com a Ecoaldeia de Janas queremos também envolver a população local e regional e criar um exemplo vivo de uma localidade em transição, trabalhando para a construção colectiva de um lugar com maior resiliência. Somos ambiciosos e sonhamos com uma aldeia em transição, que consiga responder aos desafios ecológicos, sociais e económicos que vivemos hoje em dia.